13 de janeiro de 2016 – Archroma indica chefe de sustentabilidade para Especialidades Têxteis e divulga a última lista de produtos em conformidade para o novo ZDHC MRSL v 1.1

• James Carnahan foi nomeado gerente de Sustentabilidade Global para Especialidades Têxteis, demonstrando o compromisso da Archroma com a sustentabilidade estabelecido há muito tempo
• A nova versão 1.1 da ZDHC MRSL – Lista de produtos em conformidade, com os mesmos produtos da versão 1.0, demonstrando a liderança assumida pela Archroma no desenvolvimento de soluções ecológicas avançadas

Reinach, 13 de janeiro de 2016 – Archroma, líder global em produtos químicos coloridos e especializados, anunciou hoje que nomeou um Dirigente de Sustentabilidade para seus negócios em Especialidades Têxteis e divulgou sua lista de produtos em conformidade, com a nova versão 1.1 da Lista de Descarga Zero de Produtos Químicos Perigosos (ZDHC) e Lista de Substâncias de Fabricação Restritas (MRSL) publicada em dezembro de 2015(1).

James Carnahan_235x291

James Carnahan, que veio da BASF, empresa de produtos químicos têxteis adquirida pela Archroma em julho de 2014, foi nomeado Gerente de Sustentabilidade Global, Especialidades Têxteis, e será responsável por intensificar ainda mais o foco de negócios em soluções mais sustentáveis. Carnahan tem mais de trinta anos de experiência em produtos químicos têxteis no desenvolvimento de aplicativos e em marketing e vendas na África do Sul, Itália, Alemanha, China e Cingapura. Em seu último cargo na BAS, ele era responsável pela estratégia de desenvolvimento e implementação de portfólio, com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis para apoiar a cadeia de valor dos têxteis nesse sentido.

Thomas Winkler, Presidente de Especialidades têxteis na Archroma, comentou a nomeação: “Todos na Archroma estão empenhados em desafiar constantemente o status quo baseados na profunda convicção de que podemos tornar o nosso setor sustentável. Temos procurado o especialista certo em sustentabilidade e, quando conhecemos James Carnahan, percebemos que ele compartilhava nossa crença e atuava de acordo com ela em seu mandato anterior.”

A Lista de Substâncias de Fabricação Restritas do grupo ZDHC define os limites de concentração para os grupos químicos proibidos de acordo com o Roteiro Comum ZDHC, uma iniciativa lançada pela primeira vez em 2011 por grandes marcas de vestuário e de calçados para levar o setor na direção de liberação zero de produtos químicos perigosos em 2021. O Grupo ZDHC atualizou sua Lista de Substâncias de Fabricação Restritas em dezembro de 2015. O documento atualizado agora inclui aplicações de couro em vestuário e calçados, e atualiza a lista de produtos químicos prioritários com limite máximo de concentração de cada substância dentro de formulações químicas comerciais.

A Archroma publicou sua lista de corantes e produtos químicos compatíveis com a ZDHC e a MRSL para produtos têxteis e de vestuário pela primeira vez em julho de 2014, pouco depois que a primeira versão da ZDHC e MRSL foi divulgada(2). A lista apresenta uma gama completa de corantes e produtos químicos para cores e efeitos funcionais, produtos químicos para processamento e cobertura de fibras no acabamento.

ZDHC MRSL_267x376

Os produtos da Archroma compatíveis com ZDHC e MRSL também estão integrados à Calculadora ONE WAY da Archroma, a ferramenta utilizada pela empresa como parte de seu Serviço de Sustentabilidade ONE WAY para dar suporte a clientes oferecendo uma abordagem rápida, mensurável e confiável quanto à seleção de produtos químicos e soluções de processo(3).

A nova lista divulgada hoje pela Archroma não exigia nenhuma alteração em relação a sua versão anterior, pois a faixa listada de corantes e produtos químicos já estava de acordo com todos os limites estabelecidos pela versão atualizada 1.1 da Lista de Substâncias de Fabricação Restritas da ZDHC.

“Não tivemos que remover nenhum produto de nossa lista para cumprir os requisitos da Lista de Substâncias de Fabricação Restritas da ZDHC atualizada”, diz James Carnahan. “Esta é uma consequência do compromisso de longa data da Archroma para apoiar os produtores de têxteis e proprietários de marcas na identificação de produtos que ajudam a reduzir ou eliminar as impurezas das águas residuais e a reduzir a utilização de energia e de água no processamento.”






A lista está disponível para download aqui: www.bpt.archroma.com/zdhc.

(1) Consulte www.roadmaptozero.com
(2) Consulte www.bpt.archroma.com/zdhc
(3) Consulte www.bpt.archroma.com/products-services/services/one-way-sustainability-service



About Archroma
Archroma é uma empresa global de corantes e especialidades químicas, comprometida com a inovação, padrões de qualidade de classe mundial, níveis de serviço de qualidade, rentabilidade e sustentabilidade. A Archroma possui sede em Reinach, perto de Basileia, Suíça, e opera com aproximadamente 3.000 funcionários em 35 países. Por meio de seus três negócios: Textile Specialties, Paper Solutions and Emulsion Products, a Archroma oferece desempenho e soluções especializadas em cores para atender às necessidades de seus clientes em seus mercados locais.

Archroma ajuda as pessoas a realizar o seu desejo de ter produtos que remetam para suas emoções e sentidos para uma melhor experiência de vida, através do desenvolvimento de tecnologias de melhoria de desempenho aplicadas aos produtos do dia a dia. Produtos melhorados, cores melhoradas, melhor desempenho – Uma vida melhor – “Life enhanced”.