Archroma, líder global em produtos químicos coloridos e especializados, anunciou hoje que nomeou um Dirigente de Sustentabilidade para seus negócios em Especialidades Têxteis e divulgou sua lista de produtos em conformidade, com a nova versão 1.1 da Lista de Descarga Zero de Produtos Químicos Perigosos (ZDHC) e Lista de Substâncias de Fabricação Restritas (MRSL) publicada em dezembro de 2015(1).

  • James Carnahan foi nomeado gerente de Sustentabilidade Global para Especialidades Têxteis, demonstrando o compromisso da Archroma com a sustentabilidade estabelecido há muito tempo
  • A nova versão 1.1 da ZDHC MRSL – Lista de produtos em conformidade, com os mesmos produtos da versão 1.0, demonstrando a liderança assumida pela Archroma no desenvolvimento de soluções ecológicas avançadas

James Carnahan, que veio da BASF, empresa de produtos químicos têxteis adquirida pela Archroma em julho de 2014, foi nomeado Gerente de Sustentabilidade Global, Especialidades Têxteis, e será responsável por intensificar ainda mais o foco de negócios em soluções mais sustentáveis. Carnahan tem mais de trinta anos de experiência em produtos químicos têxteis no desenvolvimento de aplicativos e em marketing e vendas na África do Sul, Itália, Alemanha, China e Cingapura. Em seu último cargo na BAS, ele era responsável pela estratégia de desenvolvimento e implementação de portfólio, com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis para apoiar a cadeia de valor dos têxteis nesse sentido.

Thomas Winkler, Presidente de Especialidades têxteis na Archroma, comentou a nomeação: “Todos na Archroma estão empenhados em desafiar constantemente o status quo baseados na profunda convicção de que podemos tornar o nosso setor sustentável. Temos procurado o especialista certo em sustentabilidade e, quando conhecemos James Carnahan, percebemos que ele compartilhava nossa crença e atuava de acordo com ela em seu mandato anterior.”

A Lista de Substâncias de Fabricação Restritas do grupo ZDHC define os limites de concentração para os grupos químicos proibidos de acordo com o Roteiro Comum ZDHC, uma iniciativa lançada pela primeira vez em 2011 por grandes marcas de vestuário e de calçados para levar o setor na direção de liberação zero de produtos químicos perigosos em 2021. O Grupo ZDHC atualizou sua Lista de Substâncias de Fabricação Restritas em dezembro de 2015. O documento atualizado agora inclui aplicações de couro em vestuário e calçados, e atualiza a lista de produtos químicos prioritários com limite máximo de concentração de cada substância dentro de formulações químicas comerciais.

A Archroma publicou sua lista de corantes e produtos químicos compatíveis com a ZDHC e a MRSL para produtos têxteis e de vestuário pela primeira vez em julho de 2014, pouco depois que a primeira versão da ZDHC e MRSL foi divulgada(2). A lista apresenta uma gama completa de corantes e produtos químicos para cores e efeitos funcionais, produtos químicos para processamento e cobertura de fibras no acabamento.

Os produtos da Archroma compatíveis com ZDHC e MRSL também estão integrados à Calculadora ONE WAY da Archroma, a ferramenta utilizada pela empresa como parte de seu Serviço de Sustentabilidade ONE WAY para dar suporte a clientes oferecendo uma abordagem rápida, mensurável e confiável quanto à seleção de produtos químicos e soluções de processo(3).

A nova lista divulgada hoje pela Archroma não exigia nenhuma alteração em relação a sua versão anterior, pois a faixa listada de corantes e produtos químicos já estava de acordo com todos os limites estabelecidos pela versão atualizada 1.1 da Lista de Substâncias de Fabricação Restritas da ZDHC.

“Não tivemos que remover nenhum produto de nossa lista para cumprir os requisitos da Lista de Substâncias de Fabricação Restritas da ZDHC atualizada”, diz James Carnahan. “Esta é uma consequência do compromisso de longa data da Archroma para apoiar os produtores de têxteis e proprietários de marcas na identificação de produtos que ajudam a reduzir ou eliminar as impurezas das águas residuais e a reduzir a utilização de energia e de água no processamento.”

Press Materials

Media Relations

Josina van der Velden

EMG

+31 164 317 014

jvandervelden@emg-pr.com

Muriel Werlé

Archroma

+41 61 716 3375 or +41 79 536 9117

muriel.werle@archroma.com

Notes For Editors

About Archroma

Archroma is a global color and specialty chemicals company headquartered in Reinach near Basel, Switzerland. It operates with 3,000 employees over 35 countries and with 24 production sites. Its three businesses – Brand & Performance Textile Specialties, Packaging & Paper Specialties, and Coatings, Adhesives & Sealants – deliver specialized performance and color solutions to meet customers’ needs in their local markets, touching and coloring people’s lives every day, everywhere.

Archroma is passionate about delivering leading and innovative solutions, enhancing people’s lives and respecting the planet. The company is committed to challenging the status quo in the deep belief that it can make its industry sustainable; an approach reflected in its innovations, world-class quality standards, high service levels and cost-efficiency. Products enhanced, colors enhanced, performance enhanced – “Life enhanced”.

www.archroma.com

This press release and relevant photography can be downloaded from www.PressReleaseFinder.com.

Affiliations & memberships

Archroma are proud members and/or partners with the following organizations

View All »